O que é Cognópolis

A palavra Cognópolis vem da união do latim cognitio, conhecer, com o grego polis, cidade; dignifica, literalmente, Cidade do Conhecimento ou Cidade do Saber. Em Foz do Iguaçu – PR existe um bairro que tem como propósito ser um espaço de construção de conhecimento, e foram por meio das ideias discutidas no bairro que se criou a TV Cognópolis.

 

O bairro Cognópolis foi oficializado em Maio de 2009 e ocupa uma área de 7 milhões de m², dos quais 1,7 milhão de m² são ocupados por 24 instituições, entre elas o CEAEC — Centro de Altos Estudos da Conscienciologia. Além disso, tem belas áreas de preservação permanente, onze condomínios residenciais e 35 laboratórios.

 

Pode viajar à vontade, mas Foz do Iguaçu é a única cidade do planeta a ter um bairro inteiramente dedicado ao estudo da consciência e suas implicações nos destinos individuais e coletivos do ser humano.

 

Em Cognópolis, maior centro global desta área do conhecimento, quase mil voluntários escrevem a maior enciclopédia coletiva do mundo, além de realizarem atividades que atraem pesquisadores e visitantes de todo o mundo.

Os principais atrativos são:

 

CEAEC – Centro de Altos estudos da Conscienciologia

Vale a pena participar da variada programação de debates e palestras ao vivo do CEAEC. Para se aprofundar, leve para casa alguns dos muitos livros e vídeos produzidos pelos pesquisadores.

 

Tertuliarium

Aproveite a visita a Cognópolis para conhecer o Tertuliarium, plenário em forma circular no qual acontecem debates diários sobre a consciência e suas manifestações, transmitidos ao vivo pela internet.

 

Aleia dos Gênios

Aleia dos Gênios é um trajeto cercado de mais de uma centena de bustos de personagens históricos ligados à ciência e ao conhecimento.

 

Holociclo

O Holociclo, é o lugar onde se concentra o maior acervo mundial de livros sobre parapsiquismo, quase um milhão de peças em mais de 300 coleções relacionadas ao saber, além de uma das maiores gibitecas do continente.

 

Holoteca 

A Holoteca é uma coleção sistematizada de todo tipo de artefato referente ao conhecimento humano, diferenciando-se assim, de uma biblioteca, onde há somente livros. Uma holoteca pode abrigar coleções de vídeos, filmes, moedas, materiais geológicos e biológicos, antiguidades, revistas em quadrinhos, obras de arte, entre muitos outros legados culturais, científicos e históricos do planeta, inclusive livros

 

Megacentro Cultural Holoteca

Está em fase de construção no bairro Cognópolis, em Foz do Iguaçu, o Megacentro Cultural Holoteca, com projeto do arquiteto Oscar Niemeyer. O impressionante espaço cultural abrigará salas de exposições, teatro-auditório coberto, palco externo para eventos ao ar livre, área de alimentação e uma gigantesca Holoteca.

 

Informações:
Telefone: (55) 45 – 2102 1499
www.tertulia.conscienciologia.org
E-mail: ceaec@ceaec.org.br